segunda-feira, 22 de julho de 2013

Fafá de Belém e Luan Santana vão cantar para o Papa na Jornada Mundial da Juventude


Às vésperas da Jornada Mundial da Juventude, os músicos católicos estão afinando os instrumentos e as vozes. Entre 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, além de oração, haverá ampla programação dedicada à música. Parte do que será cantado já está à venda nas lojas em formato de CDs e DVDs oficiais. Os mais de 1,5 milhão de jovens esperados para o evento podem se preparar. Ao longo da semana, quase cem artistas pop no meio católico, como os padres-cantores Marcelo Rossi e Fábio de Melo, se apresentarão . Em pelo menos duas oportunidades, terão na plateia um convidado ilustre, o papa Francisco.

No coração da Jornada, CD lançado em maio pela Sony Music, revela em que tom estará a JMJ. Com 14 faixas e um bônus, o álbum traz interpretações de Adriana, Anjos de Resgate, Dunga, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, além de vozes da igreja, como padre Marcelo Rossi e irmã Kelly Patrícia - todos expoentes de um mercado fonográfico com movimentação de mais de R$ 2 bilhões por ano e capacidade de brigar pela liderança no consumo com o sertanejo. Destaque para a canção Seja bem-vindo, composta pelo padre Fábio de Melo para o pontífice.

O álbum possui faixas litúrgicas (parte das celebrações) já conhecidas dos fiéis, como Kyrie Eleison e A barca (Pescador de Homens), e uma lista de inéditas - homenagem a Nossa Senhora Aparecida e a São Sebastião, padroeiro da Arquidiocese do Rio. Poucos dias após ser lançado, No coração da Jornada bateu a marca das 160 mil unidades vendidas. Levou um disco de platina duplo. Os direitos de comercialização foram comprados pelas Americanas, única marca habilitada a oferecer o produto.

O boom nas vendas de CDs e DVDs ligados à Jornada Mundial da Juventude foi sentido em todo o mercado. Nas lojas Paulinas (especializadas em títulos religiosos) do Recife, o setor de vendas arrisca falar em um aumento de 80% no consumo nas últimas semanas. Álbum feito para a JMJ, Jovens em canção demonstra números mais modestos: 16 mil unidades comercializadas em poucos meses somente na capital. No peito eu levo uma cruz está na quarta remessa, com 28 mil. O comércio diz amém.

O auge da programação se dará nos dias 27 e 28, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio. No segundo dia, a missa terá a presença de Francisco. O argentino assistirá ao vivo o time de estrelas católicas que participou da gravação do CD feito para a Jornada. O astro do sertanejo Luan Santana, um dos maiores vendedores de CDs do país, também se apresenta. Ele vai cantar a Oração de São Francisco na vigília. Antes, no dia 25, Fafá de Belém será a atração principal de um show, durante a acolhida do Papa, na Praia de Copacabana.

Única artista popular convidada pelo Vaticano para cantar (pela terceira vez consecutiva) para um pontífice no Brasil, a paraense estará acompanhada da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, banda e coral de 150 vozes, sob a direção de Guto Graça Mello. Ela vai interpretar Eu sou de lá, composta pelo padre Fábio de Melo. “Pensei em Gracias a la vida, de Violeta Parra, e Romaria, de Renato Teixeira, mas eles escolheram a canção que o padre Fábio fez especialmente para eu gravar”, comemora, confessando que em apresentações assim costuma se sentir “meio fora do ar”, diante de tanta emoção. Também, pudera. Francisco estará lá, na plateia.

As vozes

A experiência…
A cantora Fafá de Belém encara a missão de cantar para o papa com certa aura de intimidade. Afinal, já esteve diante do ícone máximo da Igreja Católica por duas vezes. Em 1977, ela se apresentou para João Paulo II no Rio de Janeiro. Em 2006, para Bento XVI - antecessor de Francisco -, na Espanha. No vídeo da homenagem a João de Deus, postado no YouTube, a cantora se vestiu de branco e se debulhou em lágrimas. Católica sem frequentar assiduamente a igreja, a paraense lançou em abril o EP Amor e fé, com quatro faixas religiosas e dedicadas a Nossa Senhora. “Vou cantar pelo meu povo, pela minha Amazônia”, avisou a cantora. Ela estará acompanhada de Nazaré Araújo, da Comunidade Católica Sharom, do Ceará.

… e a juventude
Diante de um público de 20 mil pessoas, em Itu, São Paulo, na semana passada, o símbolo do sertanejo universitário brasileiro Luan Santana resumiu o sentimento de cantar para o papa: “Recebi a notícia e nem acreditei. Sou muito católico. Vou ficar pertinho dele, cantar para o papa, pedir as bênçãos. Vai ser único. É tudo um sonho”. O cantor gravou o DVD ao vivo com um terço no pescoço - a tradução do momento, para ele, mais importante da carreira. A mensagem da fé do cantor será transmitida durante a execução da Oração de São Francisco. Ele se apresenta no próximo dia 27, durante a vigilia Campus Fidei, em Guaratiba.

Confira 3 canções do disco No coração de Jornada:

Seja bem-vindo:


Esperança do amanhecer:

Kyrie Eleison:


Fonte: Diário de Pernambuco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário